Memes

Memes: Aplicação do estudo da memética na tecnologia.



O que é um meme?

O boom da pesquisa pelo termo meme ocorreu em 2017 de acordo com as publicações bibliográficas disponíveis no Museu de Memes.

O Museu de Memes foi meu guia nessa primeira parte da minha pesquisa, minha maior referência. Criado em 2015 na uff. Tendo como foco os memes brasileiros, possui diversas categorias como referências bibliográficas, realização de eventos e exposições físicas ou virtuais.

A palavra meme foi adicionada ao dicionário apenas recentemente.

As palavras memética e meme não são amplamente reconhecidas em corretores ortográficos e dicionários. Estando apenas em dicionários informais, e ao escrever esse relatório, sempre sou avisada de que a palavra meme é desconhecida.

 Os primeiros memes digitais, ou seja, parecidos com o que entendemos como meme, tem um tipo de humor semelhante ao que vemos hoje em dia:

Wisconsin Octopus (magazine)  1919-1920  
The Judge (magazine)1921

A origem da palavra meme vem da mistura entre as palavras: “mimeme”  palavra grega que significa o que é imitado, da mesma família da palavra “Mimeses” e da palavra “gene”.  Essa definição foi criada por Richard Dawkins, no seu livro “The Selfish Gene”, página 112, escrito em 1976:

   “Precisamos de um nome para o novo replicador, um substantivo que transmita a idéia de uma unidade de transmissão cultural, ou uma unidade de imitação. “Mimeme” provém de uma raiz grega adequada, mas quero um monossílabo que soe um pouco como “gene”. Espero que meus amigos helenistas me perdoem se eu abreviar mimeme para meme. Se servir como consolo, pode-se, alternativamente, pensar que a palavra está relacionada a “memória”, ou à palavra francesa même”